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Segunda à Sexta: 8h às 18h

As 23 anotações valiosas sobre CARREIRA que fiz em 47 minutos de entrevista.

 

 

Um dos pontos que tornam a carreira de um Headhunter extremamente interessante para o próprio Headhunter é a quantidade de aprendizado que se absorve durante as entrevistas.

A pasta com o bloco de notas de um Headhunter vale mais do que ouro.

Mas hoje é seu dia de sorte, pois neste artigo eu compartilharei com você parte desse ouro gratuitamente, com a intenção de retribuir tudo o que recebi nesses anos.

Série Headhunter Entrevista

10 entrevistas | ONLINE | Ao Vivo | Inéditas | Cheias de Insights

E isso é só o começo! Esse ano completo 10 anos de carreira como headhunter e resolvi comemorar entrevistando, ao vivo e aberto ao público, 10 grandes profissionais, para que você faça as suas preciosas anotações e tenha a chance de colocar em prática dicas verdadeiras e reais, compartilhadas não por “gurus”, mas por quem chegou lá.

São entrevistas semanais, que já estão acontecendo. Inclusive, hoje (quarta-feira, dia 7/junho) às 19h00 eu vou entrevistar o Diego BorghiCEO da Ducati no Brasil e você é meu convidado.

Para participar é muito simples: inscreva-se no site www.HEntrevista.com.br e receba o link do evento AO VIVO, 30 minutos antes dele começar.

DICA: Prepare suas perguntas, pois você poderá participar da entrevista pelo Chat Online.

Anotações de um Headhunter

Eu aconselho fortemente que você assista a entrevista completa no meu Canal e faça as suas próprias anotações e interpretações:

 

 

AGORA, se você não tem 47 minutos para se enriquecer ouvindo a entrevista que eu fiz com o Thiago Machado para a série Headhunter Entrevista, então aproveite esse presente que estou dando a você e leia as minhas preciosas anotações.

São elas:

  1. {?} Programação de curto prazo (a cada 1-2 anos), nunca fez planejamento de carreira de longo prazo! Diferente de tudo o que gente ouve e lê por aí….
  2. {TO THINK} Apesar de ter ficado 6 anos no Google, ele não entrou na empresa pensando que ali ficaria até o final da vida profissional. O Google é sim uma das melhores empresas para se trabalhar (para quem gosta do perfil), mas nenhuma empresa deve ser o nosso OBJETIVO em si.
  3. {Objetivos sem motivo} Ele sempre quis (1) trabalhar em uma startup e (2) morar fora do país, apesar de não saber o porquê. Ou seja, nem sempre precisamos saber porque queremos algo, simplesmente precisamos saber que queremos e buscar alcançar.
  4. O que o fez aceitar os desafios que aceitou? Basicamente, a oportunidade (novamente vemos a tal ausência de planejamento). Foi para a Michael Page foi por causa do convite e da oportunidade que foi apresentada.
  5. {PURO NETWORKING} O Google surgiu na vida dele quando reencontrou um aluno para quem havia dado aula de inglês anos atrás.
  6. Mas foi para o Google depois de muita análise (se tinha as habilidades necessárias, se iria conseguir “performar” bem depois que tivesse o conhecimento sobre o mercado, se se via fazendo isso no longo prazo, se o mercado o atraia, se o mercado tinha futuro… etc). Google foi uma boa aposta.
  7. {AUTO MOTIVAÇÃO} Teve +/- 12 chefes ao longo da vida e nunca esperou uma liderança inspiradora para alcançar algo. E sempre trouxe o problema para que ele mesmo resolvesse: “O que EU posso oferecer para a empresa?”, “O que EU vou fazer para ir atrás de um objetivo que a empresa pode me dar?” Ou seja, criou independência e nunca precisou que alguém pegasse na mão dele para que ele conseguisse…
  8. As empresas não são responsáveis pelo planejamento de carreira de ninguém! Nós é que somos, individualmente, responsáveis pelo nosso planejamento, por descobrir os nosso objetivos e os meios para atingi-los.
  9. {OBJETIVOS CLAROS} Qual é o seu objetivo? Aumentar vendas? Aumentar carteiras? Aumentar faturamento? São coisas diferentes, tenha clareza…
  10. {INSIGHT} Se o chefe não está te perguntando muita coisa é porque está dando certo. Se começa a perguntar demais, tem algo errado…
  11. >>> Resiliência: NUNCA DESISTIU FÁCIL das coisas. Conseguir levantar a cabeça e retomar é fundamental.
  12. {COMPORTAMENTO} Se estabelecer como uma pessoa fácil de trabalhar (acessível, bem-humorado, etc..) é universalmente bem aceito: em todas as áreas, todas as empresas.
  13. {COMPORTAMENTO} Ser tímido não combina mais com nenhuma empresa! Ele já foi assim, mas entende que não tem mais espaço para esse tipo de perfil nas empresas. A solução? Se expor! Se botar a prova, falar em público, treinar, … Se o STEVE JOBS ficava uma semana trancado no hotel treinando apresentações, quem somos nós para não treinarmos?
  14. {ARAPUCA} Quanto mais você cresce na carreira é natural que mais pessoas vão se aconselhar com você, pedir opinião, autorização, etc. Com o excesso de autoafirmação é normal que o ego apareça e você deixe de aprender com os outros. Nessa hora é fundamental ter humildade e abertura de pensamento, para continuar absorvendo de todos. #EgoInflado emburrece.
  15. {Liderança} O Líder tem que dar o direcionamento para que os outros se expressem e não matar as ideias. Tem que saber absorver o que a equipe tem para ensinar. Provocar e direcionar, continuar aprendendo…
  16. {Habilidades fundamentais}: Resiliência, auto condução e cuidar do Ego.
  17. {Auto-conhecimento}: Exercício constante, através de várias formas.
  18. Ser provocativo com frequência: O que está ruim? Como posso melhorar?
  19. “Estar aberto para as pessoas ao seu redor, estar aberto a revistar suas convicções e olhar para seus defeitos”.
  20. {Feedback}: “Saber aproveitar os feedbacks duros e contundentes – eles nos fazem parar pra pensar”; “Ouvir mais para saber como estamos sendo percebidos pelas pessoas”.
  21. {Fazer MBA é crucial?} Resposta: Quais são todos os componentes que podem influenciar no processo de decisão de uma contratação se eu for o cara que estiver do outro lado da mesa (para ser contratado)? Como mitigo esse risco? Se eu quiser ser finalista nos processos, sim. O mesmo vale para o inglês, espanhol, falar em público, etc…
  22. {Networking Ativo} Analisar o cartão da pessoa primeiro é importante, mas geralmente o crivo para networking é a falta de tempo. Abertura para conhecer pessoas, aberto ao novo, independente da fonte (novamente: cuidado com o Ego!)
  23. {Desenvolvimento de pessoas}: Sempre estabeleci OKR (Objective Key Results) com a minha equipe, ou seja, além do seu core business, quais outras atividades que você vai fazer nesse trimestre para seu desenvolvimento profissional – e as vezes até pessoal? O que falta para chegar na sua nota 10??

Vale a pena entender melhor esse raciocínio nesse trecho: MOMENTO DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS.

Notas adicionais

{O SEGREDO PARA FAZER NETWORKING}

Ter uma AGENDA POSITIVA! Adicionar ao seu dia um momento em que você vai dedicar para conhecer outras áreas de negócios, para ler, estudar, se informar melhor sobre assunto, definir quais pessoas tem que conhecer… Ser curioso ajuda muito. Saber criar contextos para provocar um assunto com a pessoa de Finanças, com a pessoa de Recursos Humanos, com a pessoa de Treinamento, enfim…

Entenda melhor esse raciocínio nesse trecho: MOMENTO DO NETWORKING

{ROTINAS PESSOAIS}

Bons hábitos: ler tudo o que puder que sobre um assunto específico (já teve momentos em que acordava 40 minutos mais cedo para ler sobre uma indústria específica, por exemplo). Hoje faz de maneira menos estruturada, mas ainda lê muito! Usa muito o Twitter.

Fazer exercício para desligar: “Não existe cérebro criativo cansado”

{SUCESSO}

O que é sucesso pra você? É ter tesão no que esta fazendo e sentir que hoje você foi melhor que ontem e está pior do que amanhã. É também ter uma boa história para contar. Pode ser negativa, pode ser uma decisão que deu errado, mas o processo do raciocínio é mais importante que o resultado da decisão.

{SOBRE CARREIRA}

Quando contrato alguém, busco alguém curioso. Não pode se acomodar, todo mundo vai encontrar seu caminho, dentro ou fora da empresa. Tem que manter os contatos ativos, trocar figurinha com as pessoas, com headhunters, com ex-chefes… Tenha um processo de auto-análise acontecendo constantemente para você identificar o que você tem que aprender, identificar que onde você esta não está bom, etc… Avaliação constante do momento.

Acompanhe esse trecho da entrevista para entender essa Dica sobre Carreira: MOMENTO SOBRE CARREIRA

Essas foram minhas anotações. Quais foram os seus aprendizados?

Peço, agora, um favor: se essas dicas foram úteis para você, talvez também sejam para outras pessoas, então COMPARTILHE em sua rede de contatos e me ajude a inspirar mais pessoas com esses aprendizados incríveis!

E se você ainda não se cadastrou para acompanhar AO VIVO as próximas entrevistas, acesse: www.HEntrevista.com.br. Confira também as entrevistas que já aconteceram em meu Canal do Youtube, que criei especialmente para esse projeto.

Abraços e te espero na Sala de Entrevistas!

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